Juro que não entendo a implicância de algumas pessoas com o que os outros leem, tem muita gente que acha que os únicos livros que merecem serem lidos são os clássicos, mais não bem assim , livro é livro independente da época em que foi escrito ,cada um ler o que gosta, se você gosta de ler DOM CASMURRO ,SENHORA ótimo,mais se você prefere CREPÚSCULO, JOGOS VORAZES ,PERCY JACKSON! ótimo também , o livro tem que te fazer viajar , entrar na história , e as vezes por mais boba que a história pareça ela pode ensinar muita coisa!
LEIA O QUE VOCÊ TIVER VONTADE DE LER!!!
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
segunda-feira, 24 de setembro de 2012
resenha:O Mário que não é de Andrade
Sinopse - O Mário que não é de Andrade - Luciana Sandroni
Os dois protagonistas desta história são xarás. Mário, o garoto, vive num mar de prédios; o pai mora na Alemanha, a mãe está terminando uma tese interminável - e tudo o que ele quer é ´esquecer de tudo´. Mário, o de Andrade, morava numa cidade ´lambida pela igarapé Tietê´ e gostava de viajar para redescobrir o Brasil; era poeta, romancista, pesquisador, professor de piano, musicólogo... etc, etc. Deixou uma obra de importância capital para a cultura brasileira.Os dois se encontram neste livro, construído por Luciana Sandroni a partir de cartas, poemas, romances e outros textos de Mário de Andrade. Enquanto narra sua história ao garoto Mário, o autor de Macunaíma descreve-lhe o movimento modernista no Brasil e seus principais marcos, como a Semana de Arte Moderna. O garoto acaba entendendo o que é que é que a mãe tanto estudava, além de compreender por que Mário de Andrade é não só um artista genial, mas um dos grandes pensadores do Brasil.
Quando comecei a ler o livro, achei que seria uma biografia de Mario de Andrade , e de fato é uma biografia mais não uma biografia cansativa , onde o autor coloca um monte de acontecimentos e a gente fica perdida, essa biografia é na verdade super divertida , creio que a autora teve como intenção fazer com que os leitores se interessassem pela vida de Mario , e pra isso acontecer luciana( a autora) usou toda a sua criatividade, ela não despejou sobre quem ler a vida dele , mais ela criou uma história em cima da sua história, criou um menino que recebeu o mesmo nome do famoso autor mais que não quer nem saber de nada disso, tudo que ele quer e passear com a mãe e esquecer que o pai mora na Alemanha e está sempre longe dele.mais a vida de Mário(menino) , muda quando vai com a mãe até uma casa em que o escritor morou , é nesse dia que coisas mágicas começam a acontecer cada vez que ele entra no quarto de mario começa a voltar no tempo , ele encontra se com Mário bebê , assim sem explicação ,fica assustado , e todos os dias volta a casa e encontra Mário em fase diferente da vida , no começo o menininho tenta entender mais depois ver que isso é impossível. os dois Marios começam a sererem amigos e a cada dia acontece uma nova descoberta, é nesse ponto que a autora começa a colocar os acontecimentos , em cada visita do menino alguma coisa acontece na vida de Mário , ele acompanha cada passo do autor , as suas viagens , as suas idéias revolucionarias e até a sua morte , no final Mário de Andrade deixa de ser para aquele outro mario só uma figura historica e passa a ser um amigo , na verdade ele passa a ser um amigo de quem ler o livro também , você conhece não a história de um escritor famoso que viveu a muito tempo atrás mas conhece a história de uma pessoa que se tornou proxima a você, o livro é maravilhoso fiquei encantada com o trabalho da Luciana e encantada com o mário nunca tinha parado pra conhecer a história dele, e esse livro me fez conhece-la da melhor forma possível . entrou na minha lista de favoritos , e vocês já leram? comentem!
sábado, 22 de setembro de 2012
voltei!!!
olá gente, já faz um bom tempo que não posto nada , tô super sem tempo ,então peço desculpas a vocês , vou tentar ta postando regularmente de agora em diante, obrigado a todos vocês que acompanham o papo de leitora!!!!:-)
segunda-feira, 10 de setembro de 2012
Sinopse
- De sonhar também se vive - Giselda Laporta Nicolelis
"Vítor foi
abandonado ainda bebê dentro de uma caixa de papelão tão frágil quanto ele, e
cresceu num abrigo para menores. Seu maior sonho é ter uma família: pais
amorosos e irmãos divertidos com quem possa brincar e compartilhar segredos.
Ele também quer ter uma bicicleta, um cachorro, ser astronauta, comandante de
navio ou até escritor, pois escreve belas histórias. De sonho em sonho o garoto
descobre, maravilhado, que pode sonhar à vontade, porque eles são infinitos...
Será que os desejos de Vítor vão se transformar em realidade? Porque, apesar de
tudo, de sonhar também se vive..."
vítor descobriu
nos sonhos o seu refúgio , ele sonhava alto as vezes, nos seus
sonhos até saía da terra, mais o maior sonho que vítor tinha era o de
ser amado , tudo o que ele mais queria era receber aconchego de uma mãe e
o carinho de um pai , queria escutar a mãe gritando pra
ele ter cuidado , queria jogar futebol com o pai , queria ter
irmãos , enfim queria ser querido.
E foi assim que vítor viveu por algum tempo no abrigo ,
alimentando os seus sonhos fazendo eles crescerem e crescerem , as vezes se
sentia triste achava que nada do que ele sonhava aconteceria que nunca
encontraria a família do seus sonhos , mais um dia ele encontrou , primeiro um
pai em seguida uma mãe e irmãos conseguiu até um cachorro
, vítor compreendeu também que a família não era
igual a do seus sonhos tinha sua forma unica de ser cada um com suas
diferenças, tornando a realidade ainda mais bela que os sonhos e em
fim tudo se concretizou mais vítor continuou sonhando
e sonhando cada vez mais!!
o livro tem
uma narrativa simples e maravilhosa que me fez ir
sonhando junto com vítor , me fez ir torcendo por ele , e
quando terminei de ler fiquei flutuando, e lembrei mais uma vez o quanto
é importante SONHAR!!!!
sexta-feira, 7 de setembro de 2012
postagem especial : independência do Brasil

Foi em 1808 que a família Real portuguesa chegou ao Brasil , fugindo das tropas napoleônicas que tinham invadido Portugal , uma das exigências de D. João foi que o seu acervo de livros também viessem, pois tinha medo de serem todos destruídos , mesmo com todo o cuidado , muitos caixotes com livros foram esquecidos no porto , e depois enviados por vários bibliotecários para a família Real . o medo de D.João de que os livros se perdessem devia-se ao fato de a biblioteca em Portugal ter sido destruída em 1755 por um terremoto e ter demorado muito tempo para tudo ser restaurado. Aqui no Brasil no ano de1810 foi fundada no Rio de Janeiro a biblioteca Real , que reunia obras importantíssimas ,hoje em dia a biblioteca real passou a ser a biblioteca nacional e muito do que podemos encontrar lá vieram das obras trazidas pela realeza , tudo isso alguns anos antes da data marcada pela independência do nosso pais . viu ?podemos encontrar coisas bem legais navegando pela história do nosso Brasil ,(fica a dica) !!!
terça-feira, 4 de setembro de 2012
papo de leitora entrevista : Soraya Carvalho
um lugar que todo leitor ama é com certeza a biblioteca , aquele lugar repleto de livros e silencioso, é maravilhoso não é mesmo? mais esse local além de ser um lugar de entretenimento e diversão é o lugar de trabalho pra muita gente , hoje vamos entender um pouquinho mais sobre uma profissão um pouco desconhecida , afinal na cabeça de muita gente o bibliotecário é apenas aquela pessoa que organiza os livros e anota os empréstimos , mais a realidade é bem diferente então vamos conhecer o que faz uma pessoa formada em biblioteconomia ?
Quem vai nos ajudar nessa tarefa é a Soraya Carvalho (dona do blog Bibliotecária escandalosa) , que conheci através de um grupo do face chamado " blogueiros amigos" , ela é estudante de biblioteconomia e topou explicar um pouquinho sobre sua profissão, então vamos a entrevista?
papo de leitora:
basicamente o que faz uma pessoa formada em biblioteconomia
Quem vai nos ajudar nessa tarefa é a Soraya Carvalho (dona do blog Bibliotecária escandalosa) , que conheci através de um grupo do face chamado " blogueiros amigos" , ela é estudante de biblioteconomia e topou explicar um pouquinho sobre sua profissão, então vamos a entrevista?
papo de leitora:
basicamente o que faz uma pessoa formada em biblioteconomia
- Soraya:
Trabalha com o gerenciamento dainformação - Seja ela em meio impresso ou digital, o papel do bibliotecário é tratar a informação de forma que essa chegue até quem a busca.papo de leitora:muitos pensam que essaprofissão não é muito útil o que você diz a respeito?
Soraya:
- Muitos dizem que o bibliotecário não é mais útil pelo aparecimento da internet, associando a profissão de bibliotecário apenas a uma biblioteca física e a organização de livros impressos.
- A escassez de profissionais bibliotecários gera esse tipo de opinião. É uma opinião dada pela falta de informação, assim pensa eu.
- Pessoas com mais leitura e conhecimento sabem que o papel do bibliotecário está além da biblioteca, além de um ambiente físico.
- Existe um bibliotecário que organiza o Google... Sites de buscas também sou bibliotecas e são organizados por bibliotecários.
- Assim que entrei no curso, me mostraram um site engraçado que mostrava exatamente isso....papo de leitora:por que escolheu fazer o curso de biblioteconomia?Soraya:
- Vários motivos..
- O primeiro o ambiente de trabalho. É muito agradável ficar em uma biblioteca, eu sempre adorei!
- Depois pelo salário. Bibliotecários ganham muito bem.
- No decorrer do curso por identificação.
- Biblioteconomia não é uma área que nos é apresentada de forma correta na escola.
- Na verdade, muitas escolas nem nos apresentam.
- Tanto que quando eu comecei biblioteconomia eu entrei com a ideia de arrumar livros... Depois, na graduação, foi-me apresentada a ideia de organizar a informação.
- E na biblioteca a gente faz muitas amizades, a gente aprende demais.
- Tem gente que acha que ser bibliotecário é chegar, sentar numa cadeira num canto... Como se o bibliotecário fosse um porteiro que tá ali só pra fechar e abrir a porta... kkkkkkkkkkk
- Mas há muito movimento na biblioteca, a informação circula... Passa várias vezes por nós de diferentes formas!papo de leitora:o bibliotecário pede acabar de alguma maneira influenciando outras pessoas a leitura?Soraya:Sim!
- nas bibliotecas escolares e públicas existem vários projetos de incentivo a leitura.
- Biblioteca Móvel, a biblioteca vai até a comunidade mais distante da biblioteca oferecer livros para o povo ler
- faz atividades com a criança incentivando elas a lerem.
- A Biblioteca não apenas disponibiliza livros, mas incentiva o hábito da leitura.papo de leitora?qual seria um ponto negativo na sua profissão?Soraya:
- O ponto negativo da profissão é que existem muitas pessoas que estão ali sem querer estar.
- Elas entram no curso pela baixa concorrência, pelos concursos e altos salários, mas não por amor.
- Essas queimam o filme dos bibliotecários que estão ali de verdade. E por causa delas a nossa profissão não tem um reconhecimento.
- Mas assim como médicos, operamos milagres!
papo de leitora?deixe seu recado pra os leitoresSoraya:
- Leiam mais sobre o nosso curso...
- Eu ainda tenho dificuldade em apresentar a minha área... É muita coisa!!!!
- Mas fiz um blog pra TENTAR apresentá-la da melhor forma possível!
Assinar:
Postagens (Atom)