Páginas

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Resenha: Eu fui a melhor amiga de Jane Austen

 

   Sinopse:

   " Jane disse que se for pra eu ser a heroína desta história. Um herói surgirá no meu caminho"

    Uma história irresistível sobre rapazes que arrancam suspiros, vestidos deslumbrantes.
 Uma garota apaixonada... e Jane Austen!


     A primeira coisa que percebi pela pequena  sinopse é que definitivamente esse livro era completamente diferente dos que eu costumo ler e que não era meu estilo favorito, mas tudo bem porque eu realmente queria ler algo diferente e a capa e o titulo foram suficientes para me conquistar!
    Bem eu infelizmente ainda não conheço muito sobre Jane Austen (Ainda!), mas achei legal a ideia do livro e realmente fiquei curiosa para conhecer a história.
     O livro mistura realidade com ficção. A grande maioria dos personagens que aparecem  existiram de verdade  e a autora usou várias fontes para escrever sobre eles como cartas e relatos da Própria Jane, mas usou também muito de sua imaginação para criar o enredo  e essa mistura ficou bem interessante.
       A história é contada através do diário de Jenny Cooper , prima e melhor amiga de Jane Austen  e se passa durante a  adolescência das duas , no diário  de Jenny tem de tudo, relatos sobre bailes, sobre sua amizade com Jane, sobre a família Austen e sobre o amor. Aliais o livro é realmente muito, muito romântico, olhem só esse trechinho para vocês entenderem um pouco do que eu estou falando.

" O tempo todo em que estive no mar não consegui tira-la da minha cabeça. Eu já a amava e, quando nos reencontramos, eu a amei ainda mais . Quando contou-me que quase morreu fiquei assustado. Percebi, então, que não poderia viver sem a senhorita . Senti que nunca seria feliz a não ser que estivesse comigo"

         Outra coisa sobre o livro é que ele retrata de maneira bem fiel a época em que Jenny e Jane viveram: onde todas as garotas deveriam viver apenas para encontrar um bom casamento de preferencia com um homem bem rico, homens e mulheres não estudavam juntos e etc...
          A história fala muito sobre Jane Austen, e ela é retratada como sendo totalmente divertida e inteligente e está sempre escrevendo, Jenny diz em seu diário que a prima da mais importância a suas histórias do que a encontrar um belo admirador (Que era o ideal de quase todas as jovens), mas apesar de focar muito em Jane a personagem principal é Jenny e isso ficou bem claro durante todo o livro, ela é descrita  como sendo tímida, muito bonita e muito boa em desenho, o livro vem com umas ilustrações lindas como se fossem os desenhos da Jenny.  Outra coisa que é muito legal no livro é o amor de Jane por George, seu irmão que nasceu com uma deficiência e nunca aprendeu nem mesmo a falar e por conta disso foi excluído da família, mas a irmã se preocupava com ele e com a ajuda de Jenny começou a ensina-lo a linguagem dos sinais para que ele pudesse se comunicar.
        Com certeza  posso dizer que esse livro foi uma  surpresa muito boa, é divertido e encantador e quanto mais e eu ia lendo mais ia me empolgando, gostei tanto dos personagens e da história ao ponto de dar uma dorzinha no coração daquele tipo que só acontece quando o livro prende muito a gente e nos leva realmente  para dentro da história. Então eu super recomendo a leitura e recomendo também que vocês tentem experimentar de vez em quando alguma coisa diferente do que estão acostumados a ler, eu garanto que a experiência pode ser maravilhosa!
             

                                                                                                                                      Beijos!!
                                                                                                                               



 

Um comentário:

  1. Oi Ester :)

    Eu nunca li nada da Jane, por isso, esse livro não me interessa. Mas estou doido para ler algo dela logo. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir